Ki


Na série Dragon Ball, todos os seres vivos possuem uma energia no corpo chamada Ki. Os guerreiros da série sabem da existência dessa energia e a controlarem permitindo usar grandes poderes. Todas as habilidades consideradas impossíveis para pessoas normais fazerem são realizadas utilizando o Ki. Os raios disparados pelos personagens são energia Ki.
O Ki determina o poder e a estamina de um indivíduo. Quanto mais poderoso for o Ki de um indivíduo, mais forte esse indivíduo é. A grandeza física de medida do Ki é chamada de Poder de Luta. Quando um indivíduo faz esforço ou é ferido, seu Ki tem a estamina enfraquecida. Quanto mais fraco estiver o seu Ki (a estamina), mais cansado ou ferido ele está. O uso de golpes poderosos constantemente, faz o indivíduo ficar cansado devido o esforço. Quando a estamina está baixa o indivíduo desmaia, se ela acabar o indivíduo morre e seu Ki desaparece. Para recuperar a estamina perdida é necessário descansar ou curar-se.
Quando um personagem esforça para liberar o Ki, ele está colocando seu poder interno que ainda não foi liberado para fora fazendo seu Ki ficar mais poderoso aumentando seu poder de luta.

Kaio do Norte - North Kaio

Sr. Kaio do Norte

Este é o Kaio Sama responsável pela Galáxia Norte do Setor Leste do Universo, que é o local onde ocorre 99,9% de todas as aventuras de DB/Z/GT. Conhecido também por Sr. Kaio, vive com seus assistentes Gregory e Bubbles num pequeno planetinha, situado no final do Caminho da Serpente, no Outro Mundo. Sr. Kaio tem um papel muito importante no enredo, pois foi ele quem treinou Goku para combater os Saiyajins que viriam à Terra após 1 ano da morte de Raditz (Nappa e Vegeta), ele que ensinou técnicas poderosíssimas à Goku como KaioKen, Dragon First e a Genkidama, foi ele quem treinou Piccolo Jr., Tenshin, Chaoz e Yamcha após a morte dos mesmos na batalha contra Vegeta e Nappa, além dele ter auxilido os guerreiros Z nas decisões fundamentais na saga. Ele também é possuídor de técnicas fantásticas, como localizar seres em qualquer área da galáxia com suas antenas, telepatia avançada, podendo falar ou permitir com que outro ser fale - desde que coloque a mão em suas costas - com qualquer outro ser que abrange sua galáxia, além de conseguir ser EXTREMAMENTE SEM GRAÇA, com suas PIADAS TOSCAS E RIDÍCULAS (sim, podemos considerar isso uma técnica fantástica). Aliás, para poder ser um candidato a discípulo do Sr. Kaio, ele exige que conte uma piada que o faça rir. Acontece que qualquer coisa o faz rir . Sr. Kaio morreu quando Cell explodiu em seu planeta, graças a idéia de Goku de teleportá-lo para lá, deixando Sr. Kaio revoltado. Realmente, a morte não é nada engraçado. Mesmo assim, Sr. Kaio, após a derrota de Cell, negou-se a ressucitar, preferindo viver como um morto, ao lado de Goku. Apesar de morto, Sr. Kaio continuou exercendo suas funções e ajudando os Z Warriors durante as sagas.

Fusões

No universo Dragon Ball existem cinco tipos de fusões: Metamoru (dança), Potala (brincos), Naturais (normais), Absorções (involuntária por um dos fusionados) e Posseção (controle do corpo).



Posseção

O usuário entra no corpo da vítima e controla seu corpo. Ele combina seus poderes com o poder da vítima mudando podendo mudar ou não a aparência física. Baby se funde com os outros invadindo o corpo da vítima e a controlando.

Fusões

No universo Dragon Ball existem cinco tipos de fusões: Metamoru (dança), Potala (brincos), Naturais (normais), Absorções (involuntária por um dos fusionados) e Posseção (controle do corpo).


Natural

A energia vital de um passa a fazer parte do outro, que aumenta seu poder, inteligência e sabedoria. Uma pessoa passa a fazer parte da outra. Foi usada pelos Namekuzeijins. Kami Sama e Piccolo se fundiram em um só na saga de Cell, voltando a ser um só, como antigamente. Em Namekuzei, Piccolo se funde com Nail.

Vegeta, o príncipe saiyajin

Nome: Vegeta
Idade: 57 anos
Estado civil: casado
Principal qualidade: perseverante
Principal defeito: vingativo
Família: Rei Vegeta ( pai ), Bulma ( esposa ), Trunks e Bra ( filhos )



Batalha inesquecível: contra Goku logo que chegou a Terra pela primeira vez
Comportamento em combates: trata os inimigos como vermes, mas sem dúvidas é um mestre em combates
Objetivos: superar Kakaroto em combate


Ataques mais fortes: Big bang atack e Final flash

Li-Shenlong

Caros leitores, os dragões não estão numerados pela quantidade de estrelas em suas esferas, mas de acordo com suas aparições no desenho.

O mais forte inimigo de todos os tempos

A luta final tem início. Goku começa a lutar com o diabólico Li Shenlong. Goku está em sua forma de Super Sayajin 4, mas ainda está cego. Nosso herói começa a duvidar se conseguirá vencer o monstro, mas tem a ajuda de todos os gerreiros Z para recuperar sua energia. Sem que o Dragão perceba, nosso herói volta a enxergar. O combate ficaria equilibrado se Li Shenlong não tivesse se tranformado quando absorveu todas as esferas. Agora ele está invencível. Surge então Vegeta e Bulma que conseguiu criar uma máquina para que Vegeta consiga acumular sua energia até se transformar em Super Sayajin 4. Nesse momento, os sayajins são amigos e somente com seus poderes combinados conseguiram vencer Li Shenlong. Após a tranformação de poderoso Oozaru Dourado, Vegeta quase perde a consciência mas consegue transforma-se em SSJ4. Goku vê então esperanças para derrotar, mas Vegeta sabe que nessa forma não vencerão e pede a Goku para se prepara para fusão. Goku fica surpreso e imediatamente faz a dança da fusão com Vegeta. Os dois dão lugar a Gogeta Super Sayajin 4, muito mais poderoso que qualquer guerreiro que apareceu na Terra. Diante de Li Shenlong, Gogeta humilha e brinca. A luta é espetacular, muito ferido e quase derrotado, Li Shenlong cospe as esferas para fora, Gogeta libera um poder fantástico combinando um Kamehameha com Big Bang. Li Shenlong ainda resiste, então ao tentar a técnica novamente, a fusão desfaz. Nossos heróis estão de volta. Vegeta fica furioso com Goku por não ter acabado com ele logo (a mente de Goku é predominante em Gogeta). Sem perder muito tempo, Li Shenlong recupera as esferas, menos a de 4 estrelas que Goku consegue pegar e a engole para que o Dragão não consiga o poder total. Nossos heróis então, tentam outra fusão, mas dessa vez o dragão tentam os impede. Quando conseguem, Goku perde sua forma Super-Sayajin 4 e volta ao normal, pois sua energia está terminando. Nesse momento, a esfera começa a sair pela testa de Goku e então dessa esfera surge novamente Suu Shenlong. Ele saiu purificado e luta ao lado de Goku. Infelizmente não é páreo para Li Shenlong e morre novamente, numa luta emocionante. Goku voa para cima de Li Shenlong que desfere um golpe moltal. Vegeta não sente mas o Ki de Goku. Vegeta então é a única esperança, mas perde seu poder de Super Sayajin 4 também. Vegeta, praticamente derrotado cai à beira da cratera aonde está o corpo de Goku, e começa a rir. Sem enteder, Li Shenlong vê Goku fazendo a Genki-dama com a energia de todo o universo. O Dragão foi totalmente destruído com essa técnica. Surge então Shenlong (o verdadeiro) e decide não realizar mais os desejos. Cede um útimo pedido a Goku, trazendo de volta seus amigos que morreram nessa batalha, e leva-o embora. Pan encontra restos das roupas de Goku e pergunta para Vegeta se seu avô vai voltar. Vegeta responde que não, dessa vez Goku não voltará jamais, pois se tornou O DEUS DA LUTA.

San- Shenlong

Caros leitores, os dragões não estão numerados pela quantidade de estrelas em suas esferas, mas de acordo com suas aparições no desenho.

Dragão do gelo

San Shenlong é o dragão da esfera de 3 estrelas, e tem o poder do gelo. É muito mais forte que Suu Shenlong, mas não se compara com a força de Li-Shenlong. A energia desse dragão vem do desejo que Goku e sua turma fizeram quando reconstruíram a Terra depois de derrotar Boo. Traiçoeiro, San Shenlong pegou a bolsa com as esferas que eles tinham conseguido recuperar, e entrega para Suu Shenlong. Antes do combate congela Pan, e ataca violentamente nosso herói. Começa o combate e depois de congelar Goku também, Suu Shenlong discute com o Dragão de gelo. Os dois começam uma luta e o Dragão de fogo acaba libertando Goku de sua prisão de gelo. San Shenlong enfurecido, congela toda a cidade, o combate recomeça. Dessa vez, o Dragão não tem tanta sorte e é vencido. Ao entregar a esfera a Goku, desfere um golpe que o cega. Mesmo sem enxergar, Goku derrota o mais traiçoeiro dos Shenlongs com o golpe “Dragão Dourado”. Suu Shenlong está próximo a Goku e pronto para retomar sua luta quando aparece o mais terrível de todos os dragões. Li Shenlong mata impiedosamente Suu Shenlong. Goku está cego e tem que lutar com Li Shenlong que tem chances de derrota-lo facilmente. Veja a seguir a última e mais emocionante luta de Son Goku.

Suu-Shenlong

Caros leitores, os dragões não estão numerados pela quantidade de estrelas em suas esferas, mas de acordo com suas aparições no desenho.

Dragão do fogo
O próximo Shenlong está próximo. Andando pela cidade abandonada, Goku e Pan encontra Suu Shenlong, o guardião de esfera de 4 estrelas. A energia desse Dragão vem do desejo feito quando Piccolo Daimoah pediu para recuperar totalmente suas forças durante a saga de Piccolo em Dragon Ball. Pan, sem o menor aviso, parte para atacar Suu Shenlog. Sem nenhuma dificuldade, o Dragão derrota Pan com um único golpe. Mas shenlong a deixa de lado. Ele demonstra sua honra, não atacando a jovem e diz que quer lutar mesmo com Goku. Nosso herói enfrenta o Dragão com sua forma infantil, mas tem dificuldades até mesmo de chegar perto devido ao forte calor do corpo de Suu Shenlong. A batalha foi incrível, fazendo com que o Dragão chegue a sua segunda forma (uma espécie de magma). De outro lado, Goku não se intimida e se torna Super-Sayajin 4. O combate fica mais impressionante coma força máxima de cada um. Com a primeira disputa de força entre os dois, destroços da cidade voam para todo lado. Numa situação aonde Goku o pega pelas costas, ele deixa o Dragão sair, retribuindo seu ato de honra que fez com Pan. A luta recomeça mas é interrompida. Repentinamente, Goku tem sua mão congelada. Surge o irmão gêmeo de Suu Shenlong, San Shenlong.

Chii-Shenlong

Caros leitores, os dragões não estão numerados pela quantidade de estrelas em suas esferas, mas de acordo com suas aparições no desenho.

Dragão da terra


Goku e Pan partem à procura da próxima esfera. Voando pelas nuvens Giru dá o sinal de que a esfera está próxima. Ao examinar o local indicado pelo pequeno robô, nossos heróis não encontram nada, até que um monstro salta de dentro da terra. O monstro carrega consigo uma esfera na cabeça. Trata-se de Chii Shenlong que no momento só esta interessado apenas em criar terremotos. Depois de muitas provocações, Goku e Pan conseguem chamar a atenção do monstro. Dessa forma Chii Shenlong diz que a carga negativa que está acumulada na esfera é por causa do pedido de Bulma, que invocou o Shenlong para ressucitar as pessoas que Vegeta matou enquanto estava dominado pelo terrível Babidi. Embora seja forte, Chii Shenlong é muito burro, e acertou a si mesmo com uma rajada de energia e liberando então a esfera de 7 estrelas. Mas tudo não passou de um armadilha, e Goku teve que lutar com o verdadeiro Chii Shenlong na forma de Super-Sayajin 4 para conseguir a esfera e salvar a vida de Pan.

Ryuu- Shenlong

Caros leitores, os dragões não estão numerados pela quantidade de estrelas em suas esferas, mas de acordo com suas aparições no desenho.
Dragão do vento

Conquistado duas esferas, nossos heróis param num vilarejo de pesca. Com fome, encontram um pescador e um garoto que contam que todos os homens da vila tornaram-se alcoólatras. O garoto explica que desde o surgimento de “Odo Hime-Sama”, nenhum pescador sai além de sua casa para pegar os peixes que aparecem no chão. Giru sente que a esfera está próxima, aparece então o misterioso Odo Hime-Sama. Uma bela mulher de pele azul se aproxima e com um movimento, joga os peixes para os ares. Nossos heróis notam que ela tem uma esfera do Dragão na testa. Eles tinham encontrado o novo inimigo, Ryuu Shenlong. Guardião da esfera de seis estrelas, conta que a energia negativa veio quando Oolong evocou Shenlong para ter uma calcinha de Bulma. A jovem moça então, se transforma num terrível monstro com a esfera em seu queixo. Sendo do elemento vento, Ryuu Shenlong usa seus terríveis ataques de vento contra nossos heróis, mas tem seu ponto fraco revelado, a cabeça. Goku e Pan soltam o Kamehameha e vencem Ryuu Shenlong.

Uu-Shenlong

Caros leitores, os dragões não estão numerados pela quantidade de estrelas em suas esferas, mas de acordo com suas aparições no desenho.

Dragão da eletricidade


Logo depois de derrotar Ryan Shenlong, nossos heróis se dirigem para cidade mas próxima. Chegando lá, eles encontram a cidade abandonada e quando Pan tenta encontrar uma máquina de suco, fica furiosa por não estar fusionando. Pan se assusta quando vê que dentro da máquina surge uma gosma com faíscas. Essa gosma procura objetos elétricos e absorve sua energia. Então, um senhor aparece e explica para Pan que todos foram embora, pois a cidade estava sem eletricidade. Nesse momento, aparece o novo inimigo. Uu Shenlong, o Dragão da eletricidade. A energia negativa que se acumulou na esfera de cinco estrelas vêm da época em que chamaram Shenlong para ressuscitar Goku na luta contra Nappa e Vegeta. No começo da luta, muito arrogante, menospresa o Dragão anterior e se diz o mais forte. Goku sofre com as rajadas de eletricidade do terrível Dragão, e acaba se tornando Super-Sayajin 4. Repentinamente, começa a chover e o terrível inimigo começa a perde suas forças. Caído e sem forças, tenta enganar Pan oferecendo a esferas e tentando matá-la. Mas Goku consegue destruí-lo com um Kamehameha.

Ryan-Shenlong

Caros leitores, os dragões não estão numerados pela quantidade de estrelas em suas esferas, mas de acordo com suas aparições no desenho.
Dragão da Poluição

Este é o Dragão da esfera de 2 estrelas. O primeiro inimigo é enorme e dá a impressão de ser muito poderoso. Ele é o Dragão da poluição marinha (água suja) e foi invocado quando o pedido a Shenlong foi feito com Goku ainda criança, é guardião da segunda esfera. A princípio, Pan enfrenta o Dragão e fica contente por ser esse seu primeiro e maior inimigo. O Dragão reage e então entra na luta Son Goku. Nos primeiros ataques, nosso herói nada consegue, até que Ryan Shenlong diz que seu poder vem da poluição e toda sua energia negativa. Ele lembra de quando Goku pediu a Shenlong que ressuscitasse o índio Bora, pai de Upa (na série Dragon Ball), assassinado por Tao Pai-Pai. Mas o poder do Dragão não era páreo para nossos heróis. Pan e Goku unem suas forças e conseguem enganar o Dragão, forçando-o a nadar em água limpa, por isso ficou fraco e foi facilmente derrotado. A primeira esfera estava recuperada.